FrequentlyAskedQuestions em Português

  1. FAQ geral de Maemo
    1. Existe algum canal de IRC e outros Chat sobre Maemo.org?
    2. Como eu me candidato ao programa Dispositivo para desenvolvedores?
    3. O programa de dispositivos para desenvolvedores ainda esta aceitando novas aplicações?
  2. FAQ sobre como particpar
    1. Onde posso encontrar informações sobre projetos ativos?
  3. FAQ sobre o Nokia 770
    1. Quando o Nokia 770 vai ser lançado?
    2. Quais são as especificações de hardware do Nokia 770?
    3. Quais são as especificações de processador do Nokia 770?
    4. O dispositivo irá operar no modo USB host?
    5. Existe suporte para o uso de um teclado externo ou algo do tipo?
    6. Existirá suporte para teclados bluetooth?
    7. Posso conectar um módulo GPS bluetooth ao Nokia 770?
  4. FAQ da platforma Maemo
    1. Posso usar diferentes linguagens de programação como C para o desenvolvimento de aplicativos?
    2. Como eu posso encontrar o guia oficial?
    3. Qual a versão do Scratchbox que é suportado pela plataforma?
  5. Problemas conhecidos
    1. Desenvolvimento de bibliotecas libSDL

Maemo.org FAQ

Este FAQ é primeiramente dedicado a desenvolvedores. Você pode querer olhar este FAQ oficial da platafoma Maemo.

Se você tem alguma pergunta, não respondida, adicione abaixo e alguem vai ,uma hora ou outra, responder.

MoinMoinWiki Macro: TableOfContents()

FAQ geral de Maemo

Existe algum canal de IRC e outros Chat sobre Maemo.org?

Há um canal não oficial de IRC em freenode.net, sob o nome de #maemo.

Como eu me candidato ao programa Dispositivo para desenvolvedores?

As informações nescessárias são encontradas em http://www.maemo.org/news/25052005.html

O programa de dispositivos para desenvolvedores ainda esta aceitando novas aplicações?

Sim, ainda estamos aceitando aplicações para o programa de dispositivos.

FAQ sobre como particpar

Onde posso encontrar informações sobre projetos ativos?

Informações sobre projetos em andamento podem ser encontrados no Wiki do Maemo quando o projeto é publicado.Perguntas podem ser feitas na lista de desenvolvedores.

FAQ sobre o Nokia 770

Quando o Nokia 770 vai ser lançado?

A data de lançamento esperada para o Nokia 770 Internet Tablet é no terceiro trimestre de 2005. Para informações mais atualizadas sobre a disponibilidade do aparelho, consulte http://www.nokia.com/770.

Quais são as especificações de hardware do Nokia 770?

Informações oficiais sobre hardware podem ser encontrados em http://www.nokia.com/770

Você pode também obter algumas informações localmente em /Nokia 770 Hardware Specification.

Quais são as especificações de processador do Nokia 770?

O processador é um ARM9-based Texas Instruments (TI) OMAP 1710, de 220-MHz. Mais informações referentes a este processador pode ser encontrada em TI site.

O dispositivo irá operar no modo USB host?

O dispositivo funciona por padrão no modo cliente. Obviamente, por exemplo recarregar o dispositivo com o parametro --enable-usb-host-mode no programa carregado, isso pode ser configurado para funcionar parcialmente no modo host USB. Isso não funcionará sem um hub USB e cabeamento adicional e notando que o 770 não consegue suprir força para manter o conector USB. O programa flasher pode também configurar o dispositivo para o modo de host USB sem recarregar retendo a imagem raiz original, tente isto: conecte o dispositivo com o cabo USB e chame o comando flasher assim:

$ ./flasher <del>enable-rd-mode </del>enable-usb-host-mode

Existe suporte para o uso de um teclado externo ou algo do tipo?

O Nokia 770 por padrão não suporta dispositivos externos como teclados USB, por favor veja a questão sobre o modo de host USB para maiores detalhes.

Existirá suporte para teclados bluetooth?

Suporte para HIDP está presente no kernel e bluez. Teclados RFCOMM podem ser usados kbdd

Posso conectar um módulo GPS bluetooth ao Nokia 770?

Alguns desenvolvedores estão trabalhando nisso, portanto a resposta é "talvez".

FAQ da platforma Maemo

Posso usar diferentes linguagens de programação como C para o desenvolvimento de aplicativos?

Os aplicativos do maemo são geralmete escritos em C, embora C++ também possa ser usado. Existem alguns projetos em andamento relacionados ao desenvolvimento em outra linguagens como Python( PythonMaemo ), etc. Você pode encontrar mais informações sobre isto no Maemo Wiki.

Como eu posso encontrar o guia oficial?

Até este momento o guia não foi publicado, mas nós estamos trabalhando para torna-lo disponivel.

Qual a versão do Scratchbox que é suportado pela plataforma?

A plataforma Maemo 1.0 apenas suporta o Scratchbox na versão 0.9.8.4 Embora a versão 1.01 funcione( alguns já estão sendo usados ) embora não seja oficialmente suportados. Para informações da instalação e configuração do scratchbox superior a 1.0, por favor visite a dovumentação do Scratchbox

Problemas conhecidos

Desenvolvimento de bibliotecas libSDL

No momento está parado o desenvolvimento de pacotes para a libdsl. Este erro é causado pelo ambiente de construção do scratchbox, mas este pacote está sendo corrigido, antes deste isto era um pequeno paleativo:

Modifique /usr/lib/libSDL.la para o target com seu editor de textos favorito. Existe uma linha que começa com "dependency_libs=' " e a primeira entrada é /scratchbox/compilers/arm-linux-gcc-yourcompilerversion-glibc-libcversion/arm-linux/lib/libstdc++.la. Agora substitua esta entrada por /usr/lib/libstdc++.la. Por favor note que você terá de fazer isso para todo target que o problema esteja presente.

Este erro afeta pacotes que são construidos com a libtool, então makefiles customizados sem a libtool irá funcionar( não existe problemas com sdl-config, -lSDL ou /usr/lib/libSDL.a ).